Pão Fofinho sem Glúten e sem Lactose (de MDF)

Sabe aquele pãozinho nosso de cada dia? Então! Essa é a receita do meu! rsrsrs Eu faço pão toda semana (e as vezes mais de uma vez por semana) e essa se tornou a minha receita preferida para pão da Máquina de Fazer Pão! A minha máquina é Multi Pane da Britânia, eu nunca usei nenhuma outra, por isso não sei se fica bom em outras. Espero que gostem! Bom Apetite!

Pão Fofinho sem Glúten e sem Lactose (de MDF)

Ingredientes
(usar os medidores que vêm com a máquina)
1 ovo;
1/3 de xícara de óleo ou azeite (eu uso azeite de oliva);
1 xícara de água;
1 colher grande de açúcar;
1 colher pequena de sal;
1 colher grande e farinha de linhaça;
1 colher pequena de chia;
1 colher pequena de CMC;
½ pacote de gelatina em pó incolor;
2 colheres grandes de amido de milho;
½ xícara de polvilho doce;
½ xícara de fécula de batata;
1 xícara de farinha de arroz;
1 colher grande de fermento biológico.

Modo de Preparo
Em uma xícara grande coloque: o amido de milho, a farinha de linhaça, a chia, o CMC, a gelatina incolor, o sal, o açúcar e a água. Misture bem (bem mesmo) e esquente no micro-ondas até quase ferver (eu deixo 2:30 minutos), misture bem de novo (muito bem mesmo, de novo) e reserve.
Na forma da máquina colocar, na seguinte ordem: o ovo, o óleo, a mistura feita na xícara (dos passos acima), o polvilho, a fécula de batata, a farinha de arroz e o fermento biológico.

Ligar a máquina na opção 4 (1:40hs), escolher a cor da casca (eu sempre uso a média), deixar a máquina mexer um pouco a massa, abra a tampa e “ajude” a mexer com uma espátula (se não fizer isso as farinhas vão ficar todas no canto, e o pão não vai ficar bom). Quando a máquina apitar, que o tempo acabou e o pão está pronto, você deve tirar o pão da máquina e desenformar o mais logo possível, deixar esfriar em uma superfície aberta (eu deixo na “tábua” de corte), o pão deve esfriar antes de ser cortado, assim ele ficará mais macio.

Pão macio e areado, ele fica lindo assim quando cortado após frio.

É assim que o pão fica quando cortado ainda quente.

Um comentário:

  1. Que pão delicioso e fofinho Thai!!! Pela primeira vez gostei de um pão sem glúten, comi com vontade mesmo. Obrigada por partilhar conosco!! ����

    ResponderExcluir