Bolo/Torta de Banana e Abacaxi


Esta torta é uma delícia, eu comia na minha infância e a minha vó adaptou ela para ficar sem glúten e lactose, fica igualzinha à receita original, você pode fazer toda de banana, toda de abacaxi ou meio a meio, assim como minha vó faz, como ela é muito doce, fazer com as duas frutas faz ficar menos enjoativa!! Uma delícia e a massa fica super macia! ;) 



Bolo/Torta de Banana e Abacaxi
Ingredientes
Massa:
4 ovos (claras em neve)
½ xícara de óleo
3/4 xícara de açúcar
1 xícara de leite (vaca ou soja)
1 e ½ xícaras de farinha de arroz
½ xícara de fécula de batata
½ xícara de amido de milho
1 colher de sopa de fermento químico
Cobertura: açúcar, bananas maduras e abacaxi

Modo de Preparo
Primeiro, na forma que desejar assar o bolo coloque açúcar (a quantidade depende da preferência de cada um e do tamanho da forma) e derreta no fogo (formar ponto de caramelo), espalhar o açúcar por toda a forma e colocar as bananas e os abacaxis (corte como desejar, se quiser fazer com apenas uma das frutas também fica ótimo) e reserve.
Bata na batedeira as gemas, o açúcar e o óleo até formar um creme claro, adicionar o leite, as farinhas e desligue a batedeira, com uma espátula misture delicadamente o fermento e as claras em neve. Disponha a massa na forma caramelizada. Asse em forno quente até estar cozido (que ao furar o bolo com um palito, este saia limpo).

Obs.: O segredo para desenformar sem que o caramelo fique grudado na forma é desenformar ainda quente, se ficar grudado leve à chama do fogão que desgruda! Na primeira vez é comum que grude, até você pegar o jeito, este bolo é assim mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário